É possível para concluir o ensino médio pelo Enem?

As inscrições do Enem já estão ai e como sempre, trazem diversas dúvidas para os estudantes que irão participar. Uma das maiores questões está sempre relacionada a conclusão do Ensino Básico, afinal, é possível concluir o ensino médio apenas usando a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a forma de ingresso padrão para as instituições de ensino superior. O Enem conta com dois sistemas o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), responsável pelas vagas da universidade privada, e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), responsável pelas vagas da universidade pública.

Os estudantes realizam a prova no ultimo ano do ensino médio, mas é possível realizar a prova também no primeiro e no segundo ano como treineiros. E a partir dai vem a dúvida: É possível concluir o ensino médio com a nota do Enem?

Sim, essa opção já foi possível para os estudantes e funcionava da seguinte maneira: os estudantes do primeiro e do segundo ano que fossem aprovados em uma universidade através do Enem, poderiam receber certificado de conclusão do ensino básico e ir direto para a faculdade.

Mas, com o passar do tempo, o Ministério da Educação e o Governo Federal identificaram alguns problemas nessa possibilidade e resolveram alterar o funcionamento dessa prática. Por isso, quem quiser concluir o ensino médio antes do tempo hoje em dia, precisa realizar antes o a prova do Encceja esse ano.

Mas o que seria o Encceja?

Muita gente acaba confundindo o Encceja com o EJA, que proporciona a conclusão do ensino médio em um tempo reduzido para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar ou não conseguiram concluir o ensino básico da forma tradicional.

Mas diferente desse sistema, o Encceja conta somente com uma grande prova. Os assuntos dessa avaliação serão justamente aqueles mais abordados durante a escola.

Na verdade, os assuntos dependem de qual categoria o candidato se classifica, podendo ser para ensino fundamental ou ensino médio. É importante enfatizar que quem não concluiu nem um nem outro, participa somente da segunda categoria.

E quanto custa fazer o Encceja?

Bem, o programa tem o intuito de dar novas oportunidades de emprego e de estudo para as pessoas que se enquadram no perfil e por isso, não existe taxa de inscrição para os candidatos.

Um valor só é cobrado, caso o candidato se inscreva para a prova, não compareça no dia de aplicação do exame e queira se inscrever para participar no ano seguinte. Nesse caso, é cobrado o valor do material.