Por que há tantos advogados no Brasil: Já são mais de 1 milhão

A área de Direito é bastante procurada pelos estudantes como indicam os números de matrículas registradas na área, tem muita gente querendo se formar nessa graduação. Além desse percentual, precisamos contar ainda com um fator inserido nesse meio, que é o percentual de estudantes que querem se tornar advogados.

De acordo com dados da OAB, já são mais de 1 milhão de advogados formadas e uma vez que Direito continua sendo um dos cursos mais almejados pelos estudantes, a expectativa é que esse número aumente.

Mas por que será que há tantos advogados? Leia as informações a seguir e entenda:

Todos os anos, o curso de Direito tem se mantido como um dos mais procurados. Uma prova desse fato é a nota de corte do curso para sistemas como o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Todos os anos, os candidatos ao curso de Direito precisam manter sua média no Enem bem alta para concorrer às bolsas ofertadas.

Mas vale a pena enfatizar que somente ingressar no curso de Direito através do Enem não garante que você vai conseguir atuar na área. Isto porque, é necessário ainda obter sucesso no exame da OAB 2020Será justamente esse exame o responsável por emitir a licença dos advogados.

E isso quer dizer que sem a Ordem dos Advogados do Brasil, o número de advogados atuando no país poderia ser ainda maior do que os dados apresentados aqui, de 1 milhão de profissionais da área. Se você tem dúvidas sobre essa licença em relação algum profissional, é possível consultar advogado pelo nome.

Mas o que poderia justificar esse percentual?

Bem, o curso de Direito é conhecido por ser a base de diversas profissões, ou seja, está oferecendo uma vasta variedade de carreiras para o estudante que se forma na área. Esse fator pode ser sempre apontado como um dos causadores das salas de aula cheias para o curso de Direito, como acontece com Medicina, que também é um curso base para diversos tipos de profissionais da saúde.

Um outro fator está ligado a remuneração média para a área. Como mencionado, existem várias opções de cargo para quem quer seguir a carreira de Direito e até a mais simples delas estará ligada a um salário superior e média. Esse é um dos principais motivos pelos quais essa graduação é tão procurada pelos estudantes.

Além disso, vale mencionar que os melhores concursos públicos lançados, geralmente, exigem dos candidatos a graduação em Direito, como base para definir a atuação do profissional.