Saiba o que é Dívida Ativa e como não parar na SERASA

Se você se comprometeu cm algum pagamento de origem federal e deixou de cumprir com  mesmo, saiba que você pode estar com uma divida ativa. Mas o que seria isso? Bem, essa pendência pode acontecer com qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física, e por isso é preciso estar atento para não acabar com o nome sujo! Entenda a seguir como funciona essa dívida e como pode evitar o SERASA:

O que é a divida ativa?

Todos os brasileiros devem possuir registro de identificação, seja a carteira de identidade  ou o cadastro de pessoa física. O mesmo se diz das empesas, que devem portar um número de CNPJ.

Quando realiza um financiamento, um crédito bancário ou qualquer interação com órgãos públicos federais, o contribuinte estará usando o seu registro de identificação.

Todos esses dados serão agregados ao seu nome e quando você deixa de cumprir com algum valor, pode passar a ter uma divida ativa da União.

Essa pendência será referente ao seu descumprimento para os devidos órgãos e impedir que você compre um imóvel, financie um veículo, solicite seu passaporte ou faça um cartão de crédito.

O que caracteriza a pendência?

Você sabe o que pode ocasionar a divida ativa? Em primeiro lugar, é importante enfatizar que qualquer tipo de financiamento que for descumprido tem a possibilidade de sujar o seu nome. Isto vale inclusive, para programas de financiamento estudantil como o FIES.

Quem participou da inscrição FIESdeve ter notado no regulamento que será necessário cumprir com as mensalidades ao final do curso.

Essa clausula é reconhecida legalmente por contrato e pode levar o seu nome a diversos órgãos devedores além do SERASA. E quem já possui uma divida ativa por outros financiamentos, dificilmente conseguirá o recurso para o FIES 2020.

Você também pode acabar com os mesmo problemas se deixar de realizar a sua declaração anual do Imposto de Renda ou se não solucionar multas eleitorais, por exemplo.

Como evitar o nome sujo?

A dica mais fácil para acabar com a sua divida ativa é optar pela negociação. Da mesma forma que você quer solucionar a sua pendência, os órgãos cobradores também possuem o mesmo objetivo!

Por isso, quanto antes você procurar uma unidade responsável pela sua divida ativa, melhor! Afinal, enquanto a questão não for soluciona podem estar sendo adicionadas taxas e multas por atraso.

Dependendo de cada situação, você pode conseguir um desconto considerável e até parcelar o pagamento do seu débito. Confira as condições para evitar ficar com o nome sujo.